Especialidades

A equipe da Alus Odontologia está preparada para oferecer serviços de excelência nas áreas de Odontologia Restauradora e Estética, Ortodontia, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Periodontia, Endodontia, Implantodontia, Prótese Dentária, Cirurgia Bucomaxilofacial e Odontopediatria. Além disso, oferecemos a possibilidade de realizar Sedação com Óxido Nitroso, Laserterapias e Atendimentos Hospitalares.

Odontologia Restauradora e Estética

É a área da Odontologia que visa diagnosticar e restaurar a função e a estética dos dentes comprometidos por cáries, fraturas, desgastes e outros de acordo com as necessidades do indivíduo.

Tratamentos relacionados a essa área de atuação:

  • Restaurações em resina composta de dentes com lesões cariosas ou não;

  • Clareamento dental;

  • Facetas diretas em resina composta;

  • Remoção de manchas por microabrasão;

  • Recontorno estético dos dentes;

  • Fechamento de diastemas e black spaces.

Ortodontia

É a especialidade da Odontologia relacionada ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dos arcos dentários e da oclusão, ou seja, disfunções dento-faciais, ou seja, busca corrigir a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada.

Basicamente, o tratamento ortodôntico pode ser realizado utilizando aparelhos fixos, removíveis ou por meio de alinhadores. Os aparelhos fixos são bráquetes que são colados aos dentes com resina e a movimentação dentária ocorre devido à força produzida por fios metálicos que são fixados a esses bráquetes. Os aparelhos removíveis ou móveis têm como objetivo realizar correções ortopédicas para reorientação e desenvolvimento ósseo, fazer pequenas movimentações ortodônticas e realizar a contenção dos dentes na posição após o tratamento ortodôntico.

Os alinhadores ortodônticos são moldeiras plásticas transparente, as quais o paciente troca periodicamente para promover a movimentação dentária, sem utilizar bráquetes e fios metálicos. A sequência de alinhadores é determinada por um planejamento digital que permite fazer simulações de movimentações nos dentes.

Implantodontia

É a especialidade da Odontologia dedicada a restabelecer a função de mastigação e estética perdidas, devido à ausência de um ou mais dentes, através da implantação cirúrgica de “pinos”, ou seja, implantes de titânio no osso da maxila ou da mandíbula sobre os quais, posteriormente, serão instalados uma peça protética em substituição aos dentes perdidos.

O processo de osseointegração garante a fixação estável dos implantes, devido à formação de tecido ósseo em toda a superfície do implante, o que é fundamental para garantir suporte aos esforços mastigatórios que a prótese sobre implante será submetida. Desse modo, o sucesso da osseointegração depende diversos de fatores, como a qualidade do osso, a técnica cirúrgica utilizada, o design do implante e a saúde geral do paciente. No entanto, a presença de doença periodontal, tabagismo, diabetes, radioterapia, idade, baixa densidade óssea, osteoporose e alguns medicamentos podem comprometer negativamente a osseointegração. Portanto, a condição sistêmica do paciente, o uso de medicamento e fatores de risco são pontos que precisam ser avaliados criteriosamente antes da instalação de um implante, com uma abordagem individualizada para cada paciente.

Ortopedia Funcional dos Maxilares

É a especialidade da Odontologia que tem como objetivo prevenir, oferecer condições ao sistema estomatognático (ossos, músculos, articulações, dentes, lábios, língua) para alcançar a sua normalidade morfofuncional, e tratar as mal-oclusões e suas consequências físico-funcionais através de recursos terapêuticos que utilizem estímulos funcionais, visando ao equilíbrio morfofuncional do sistema estomatognático e/ou a profilaxia e/ou o tratamento de distúrbios crâniomandibulares e/ou remoção de hábitos deletérios, através de estímulos de diversas origens que provoquem estas respostas, baseados no conceito da funcionalidade dos órgãos.

Periodontia

É a especialidade odontológica que trata dos tecidos do periodonto, ou seja, aqueles que dão sustentação para os dentes. Seus procedimentos objetivam prevenir, diagnosticar e tratar problemas e doenças que atingem a gengiva, o ligamento periodontal e o osso alveolar.

Procedimentos relacionados à Periodontia:

  • Profilaxia dental: é a remoção da placa bacteriana (biofilme) e de manchas extrínsecas (superficiais) realizada no consultório do dentista.

  • Raspagem periodontal: é a remoção mecânica dos cálculos pode ser feita através de instrumentos manuais, como as curetas e o raspadores, ou através de instrumentos ultrassônicos (ultrassom odontológico).

  • Gengivoplastia: é uma cirurgia plástica da gengiva para promover um contorno estético à gengiva.

  • Aumento de coroa clínica: é uma cirurgia para restabelecer as distâncias biológicas promovendo o aumento do tamanho da coroa clínica acima da crista óssea alveolar, permitindo, assim, a realização mais adequada de tratamentos restauradores, sejam por restaurações diretas, sejam por meios protéticos.

  • Extrações dentárias minimamente invasiva: é a remoção de um elemento dentário visando a preservação alveolar e a manutenção do contorno gengival.

Endodontia

É o ramo da odontologia que trata lesões e doenças da polpa e da raiz do dente provenientes de traumas, trincas, fraturas, cáries profundas, dores agudas e sensibilidade intensa. O endodontista realiza o tratamento de canal que consiste basicamente na remoção da polpa dentária, desinfecção e obturação do(s) conduto(s) radicular(es). Aqui na Alus Odontologia o tratamento endodôntico é realizado com o auxílio de microscópio e instrumentos rotatórios.

Em algumas situações, há necessidade de realizar o retratamento do canal que inclui a reabertura do dente, retirada do material obturador e/ou pinos cimentados no canal, desinfecção, modelagem e colocação de novo material obturador dentro do canal.

Prótese Dentária

É a arte e ciência de restaurar elementos dentários total ou parcialmente danificados e substituir os dentes ausentes seja por meio de próteses suportadas por dentes, implantes ou pela mucosa.

Atualmente, é possível realizar o planejamento e a confecção de próteses utilizando o fluxo digital, no qual as moldagens são substituídas pelo escaneamento intraoral. Com isso, conseguimos visualizar o resultado do tratamento em uma tela de computador e há maior conforto para o paciente durante os procedimentos clínicos.

As próteses dentárias podem ser classificadas:

1. Quanto à extensão - relacionado ao número de dentes a serem restaurados ou substituídos:

• Unitária - quando restaura ou substitui apenas um elemento dentário.

Exemplos: coroas, lentes de contato, facetas, blocos (inlays e onlays), próteses sobre implantes.

• Parcial - quando substitui mais de um elemento dental.

Exemplos: pontes fixas ou removíveis.

• Total - quando substitui todos os elementos dentários de uma arcada.

Exemplos: dentadura, protocolo, overdenture.

2. Quanto à fixação

• Fixa - são cimentadas permanentemente em remanescentes dentários.

Exemplos: coroas ou próteses fixas unitárias, blocos (inlays e onlays), facetas, próteses parciais fixas.

• Removível - são retidas por grampos ou por pressão, os quais permitem a sua remoção sempre que desejada, sem causar danos nas superfícies retentoras.

Exemplos: próteses totais (dentaduras) e próteses parciais removíveis (PPR ou pontes móveis).

3. Quanto ao suporte do esforço mastigatório

• Dento-suportada - quando o apoio é feito exclusivamente sobre dentes.

Exemplos: coroas e próteses parciais fixas (ou “pontes fixas”).

• Muco-suportada - quando a peça se apoia totalmente sobre a fibromocosa que reveste o rebordo residual.

Exemplo: próteses totais.

• Dento-muco-suportada – quando a peça se apoia tanto em dente quanto em mucosa.

Exemplo: alguns tipos de próteses parciais removíveis.

• Implanto-suportada – quando a prótese se apoia sobre implantes osseointegrados.

Exemplo: Próteses fixas sobre implante.

Odontopediatria

É a especialidade que tem como objetivo o diagnóstico, a prevenção, o tratamento e o controle dos problemas de saúde bucal do bebê, da criança e do adolescente. O odontopediatra tem competência para atuar na promoção de saúde, orientando responsáveis de bebês e de crianças, adolescentes e a comunidade para adquirirem comportamentos indispensáveis à manutenção do estado de saúde das estruturas bucais. Além disso, atua na prevenção em todos os níveis de atenção, bem como sobre os problemas relativos à cárie dentária, ao traumatismo, à erosão, à doença periodontal, às mal-oclusões, às malformações congênitas e às outras doenças de tecidos moles e duros. Também diagnostica as alterações que afetam o sistema estomatognático e identifica fatores de risco em nível individual para os principais problemas da cavidade bucal. Realiza tratamento das lesões dos tecidos moles, dos dentes, dos arcos dentários e das estruturas ósseas adjacentes, decorrentes de cárie, traumatismos, erosão, doença periodontal, alterações na odontogênese, mal-oclusões e malformações congênitas utilizando preferencialmente técnicas de mínima intervenção baseadas em evidência. E, por fim realiza a condução psicológica dos bebês, crianças, adolescentes e seus respectivos responsáveis para atenção odontológica.

Cirurgia Bucomaxilofacial

É a especialidade Odontológica que atende diagnostica e trata pacientes que apresentam traumatismos, anomalias congênitas e adquiridas do aparelho mastigatório e anexos, além de estruturas crânio-faciais associadas.

O especialista em Cirurgia Bucomaxilofacil realiza cirurgia ortognática, cirurgia bucal, extrações de sisos, implantes, enxertos, transplantes, reimplantes e biópsias.

Sedação com óxido nitroso

Aqui na Alus Odontologia é possível realizar os procedimentos odontológicos com sedação com óxido nitroso. O óxido nitroso é um gás inalatório que, quando misturado com oxigênio, tem ação sobre o sistema nervoso central, controlando a ansiedade e causando um relaxamento. A prática é de sedação consciente, ou seja, o paciente continua acordado, mas passa pelas sensações descritas acima.

Laserterapia

Temos laser de baixa potência que é um excelente coadjuvante no tratamento de aftas/úlceras, candidíase, herpes simples, hipersensibilidade dentinária, dor e disfunção da ATM, coadjuvante no tratamento periodontal, além de auxiliar no processo de cicatrização pós-cirúrgica.

Atendimento hospitalar

Para alguns pacientes, determinados procedimentos são mais indicados serem realizados sob anestesia geral para garantir conforto e tranquilidade. Nesses casos, temos profissionais capacitados para realizar atendimento em hospitais.